O que precisa fazer para não enlouquecer nesta Quarentena?

28

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Devido a várias mensagens que tenho recebido – “estou a enlouquecer dentro de casa”, “estou assustada com o Coronavírus”, “tudo isso que está acontecer, está a me deixar ansioso”, entre outras, eu decidi escrever em como não enlouquecer nesta quarentena.

A atual pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe-nos socialmente alguns fatores inéditos (fecho de fronteiras, quarentena em casa, comércio fechado) e o ter de lidar com a imprevisibilidade da propagação do vírus, sem ainda se saber como controlar a contaminação. A população faz estoques de produtos alimentares, de produtos de cuidado pessoal, higiene e limpeza, mas um estoque imprescindível não está a ser realizado – equilíbrio psicológico e emocional.

E por que este é imprescindível?

# Sistema Imunitário Emocional.

Na epidemia SARS-CoV, segundo estudo publicado em 2014 na revista especializada East Asian Arch Psychiatry, 42% dos sobreviventes haviam desenvolvido algum transtorno mental, a maioria transtorno de stress pós-traumático e depressão. Também se sabe que pessoas em quarentena podem ter experiências que vão do tédio à solidão, incluindo acessos de raiva, dificuldades em dormir, impaciência. A isso soma-se que o sentimento de falta de controlo aumenta o sentimento de risco, amplificando o medo, o que pode levar a transtornos de ansiedade, ataques de pânico, depressão, agitação psicomotora, e nas situações mais extremas, delírio e suicídio.

Então, o Que fazer?

# Em tempos difíceis, ações enérgicas!

Quando estamos em stress e com medo, tendemos a ampliar com uma lupa de aumento emocional a situação e ter uma sensação de falta de controlo. No meu livro, capítulo 2, sobre as emoções, eu descrevo casos e estudos realizados controlados, de como a nossa percepção mental e sentidos físicos são impactados por influência do medo e stress, até ao ponto de nossos sentidos físicos não apresentarem a realidade exterior em si, mas o que processamos na mente.

Creio que já viu um animal, como um gato, que por susto, medo de uma pessoa, foge em stress em direção a um carro. Essa “overreacting”, reação mais desproporcional, faz com que ele corra de um perigo mental para um perigo real. Mas além disso, o stress afeta (e muito) o seu sistema imunológico, que é exatamente o que você precisa que funcione em alta, neste momento!

Mediante stress, cuidado com sua reação mais desproporcional - correr de um perigo mental para os braços de um perigo real.

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Discernimento, lucidez e rapidez de decisão, exigem autocontrolo emocional. Em situações de stress, o autocontrolo emocional é a chave para lhe deixar disponíveis os seus recursos emocionais, mentais e de energia, indispensáveis para qualquer ação veloz necessária, na resposta a uma situação mais urgente.

Como desenvolver esse autocontrolo emocional?

# Driblar a Atenção

As pessoas que referem estar “enlouquecendo” por estar em quarentena em casa, dirigem as suas atenções ao que não podem fazer (sair e interagir) ao invés do que podem fazer.

A mente e o corpo precisam ser alimentados de atividade. Por isso, coloque sua atenção no que pode fazer em sua casa e faça disso uma rotina. Essa rotina lhe conduzirá a estar tão ocupado, que não notará o tempo passar e ainda pode tirar vantagem disso. Se trabalha em casa, tenha em atenção em dividir o tempo entre trabalho e lazer (leitura de livro, ver um filme interessante, fazer exercício físico). Se não está a trabalhar remoto, faça aquela faxina grande na casa, reorganize aquele sótão ou guarda-roupa que há tempos queria fazer, confecione novos pratos, aproveite para aprender algo que traga impacto na sua vida profissional e pessoal, como fazer um curso online.

# Ter um propósito

Aprendi com clientes, e mesmo com a minha vida, que em situações difíceis, aqueles que procuraram manter, dentro das limitações, a normalidade da vida, pensarem nos seus objetivos, repensarem sobre a sua vida e descobrirem o seu propósito, são aqueles que saíram dessas situações vitoriosos. Dia após dia, o que você escolhe, o que pensa e o que faz é quem se torna, dizia Heráclito.

Use essa quarentena para reorganizar a sua vida, pensar sobre ela, tomar decisões, escrever os seus objetivos e plano de ação, e estar preparado para o que ainda virá. Mesmo depois da quarentena, teremos vários desafios locais e globais a enfrentar, e vence quem estiver melhor preparado internamente. Agora é a hora!

Como o Fazer?

Para que analise a sua vida como um todo, o seu propósito de vida, estabeleça ações concretas, são necessários método e ferramentas. Neste curso online  eu ensino técnicas, lhe entrego ferramentas e instrumentos da MORE Humanistic Methodology, que poderão lhe oferecer uma visão de helicóptero da sua vida, encontrar soluções para os seus problemas e questionamentos nas diferentes esferas da sua vida, criar um mapa de mudanças objetivas, resolver os seus conflitos interiores, desenvolver sua gestão emocional e o seu foco, entender como equilibrar o campo pessoal e profissional e definir o seu propósito. Eu sei que uma ação hoje pode determinar a sua vida e quero ajudar a si e mais pessoas a saírem mais fortalecidos deste evento que enfrentamos juntos.

Saiba mais aqui: https://humanisticacademy.com

Artigo original publicado em Março de 2020.

Você pode gostar...
Previous
Next

Seja uma força para o bem! Prepare-se para aprender extraordinárias dicas e conceitos nesta coleção sobre Comunicação, Social Skills, Relacionamento Interpessoal, Sistema Social e Sustentabilidade↗. Nós, seres humanos, somos criaturas sociáveis, e, por essa razão, a conexão social ajuda-nos a reduzir os efeitos negativos do stress, a aumentar a autoestima, a prolongar a longevidade e nos faz mais felizes. Inspire-se a ir além de si mesmo e torne-se num poderoso agente de mudança pró-social que o mundo precisa!

Seja um Líder Humano! Prepare-se para ganhar novas perspectivas e fortalecer os seus músculos humanísticos, nesta coleção sobre Liderança Consciente, Performance, Estratégias Mentais, Gestão de Tempo & Stress, Humanistic Management↗. O verdadeiro poder de um líder está na sua autoliderança. Do seu “centro interno” partem comportamentos diários e decisões que impactam no comprometimento da sua equipa, na gestão dos recursos, na rota dinâmica da empresa e moldam o futuro da humanidade.

Crie a vida que você ame! Prepare-se para ideias inspiradoras e orientações excecionais nesta coleção sobre Propósito & Qualidade de Vida, Autoconsciência, Valores & Crenças↗. Construir a sua força mental e emocional, cuidar dos seus recursos preciosos, que são tempo e energia, conectar-se com os seus pontos fortes, valores, talentos, as suas ideias originais para expressar o seu Ser, o conduzirão a uma vida mais satisfatória, e consequentemente mais feliz. Você é seu maior ativo!

Seja Único, seja você! Prepare-se para acelerar transformações na sua vida e ter dicas nesta coleção sobre Emoções, Autoconfiança, Autorresponsabilidade, Desenvolvimento Pessoal↗. Ao compreender melhor os seus processos mentais, os seus gatilhos emocionais e ter as técnicas apropriadas para ultrapassar os seus medos, as suas indecisões, a falta de confiança, ou as suas dúvidas, você desperta os seus recursos internos, permite a manifestação da sua essência, para ser o seu próprio líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.

Don’t Be A Stranger…

Just write down some details and our customer success heroes will get back to you in a jiffy!

Contact Info