7 Etapas do Ciclo de uma Sessão

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Quando se fala em mudança, num processo de desenvolvimento pessoal e profissional, parece um termo vago e que pode ser interpretado segundo os pressupostos e experiências que cada um tenha em mente. Por isso, para ajudá-lo a entender de forma simples a estrutura de um processo de condução de uma sessão, resumo em sete aspetos essenciais o que denomino – “ciclo de condução profissional”. Esse “ciclo de condução profissional” possuem 7 etapas, que decorrem numa sessão personalizada, com duração de 1h à 1h30min, e, naturalmente, da forma como eu guio o meu cliente, segundo a MORE Humanistic Methodology.

7 Etapas do Ciclo de Condução de uma Sessão:

# Etapa 1 – Desejo: Eu penso – Quando um cliente me procura, possui o desejo de resolver um problema ou encontrar respostas para uma inquietação. Ele já pensou em diferentes formas de resolver as suas limitações, mas não conseguiu grande progresso. O cliente chega aos meus serviços, indicado por um profissional terapeuta, ou por um amigo ou familiar que foi meu cliente, ou ainda por uma empresa que quer que o seu colaborador realize um processo de melhoria comportamental.
Imagine que você é o meu cliente. Neste primeiro passo, eu irei definir consigo o que irá ser trabalhado na sessão. A raiz da palavra «definir», indica dar sentido, dar significado. Ao definir, estamos a dar sentido a sessão, a orientar qual será o caminho a percorrer durante o processo, e isso leva a uma redefinição, a dar um novo significado à sua vida pessoal e profissional, um novo sentido à sua jornada. Nessa redefinição, você é levado a se questionar, a procurar soluções, estar aberto às mudanças, a querer encontrar novas formas, mais rápidas e práticas , de recriar a sua vida.

# Etapa 2 – Motivação: Eu sinto – O desejo de redefinir contém o combustível que movimenta a sua máquina, a que uns chamam energia, alguns paixão e outros, força de vontade. Seja qual for, para si, a palavra que o faz vibrar, é por amor ao seu filho, ou à sua esposa, ou ao seu trabalho, ou à sua empresa, ou por si, que o faz querer se transformar, ser ainda melhor como profissional e pessoa.

# Etapa 3 – Revelar: Eu conheço-o – Nesta fase, irei levá-lo a descobrir mais sobre si mesmo. Isto quer dizer que usarei ferramentas e técnicas, da minha vasta experiência com a MORE Humanistic Methodology, para fazer uma leitura da sua personalidade, da forma como você pensa, sente e vê o mundo. Isso levará que você conheça partes de si desconhecidas, porque estão mais no campo do inconsciente; que eu lhe revele as razões e estratégias mentais e emocionais das suas limitações, e os seus pontos cegos, que outros vêm mas você não é consciente deles, entre muitos outros aspectos.

É uma fase que exige muito profissionalismo, competência e experiência, para que possamos realizar mudanças efetivas, profundas e permanentes.

# Etapa 4 – Discernimento: Você Sabe – Quando está numa situação difícil ou embrenhado na teia dos seus pensamentos, a sua visão é turva e distinta de quando, por exemplo, é um espectador a assistir a uma partida de futebol, ou a um filme. O meu trabalho nesta etapa é justamente, ajudá-lo a abrir novas perspectivas, a ampliar as possibilidades que não tem em sua mente, clarificar escolhas, definir num objetivo o que quer, para quando quer e como irá atingi-lo.

Estamos sempre a tempo de mudar. Use o seu impulso interior e comece hoje, uma nova jornada.

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

# Etapa 5 – Compromisso: Eu entrego-me – Comprometimento para com o processo e a sua mudança é essencial para uma boa sessão. Para estar comprometido, você estabelece um compromisso, que é o selo que o une ao seu desejo, à sua motivação e ao seu objetivo. É aceitar de bom grado a sua relação comigo baseada na seriedade de um trabalho a dois, para viver no sentido em que quer redefinir a sua vida pessoal e profissional.

# Etapa 6 – Ação: Eu ajo – Nesta etapa é quando você verifica que todo o trabalho que realizámos, com técnicas e ferramentas personalizadas, levou que os seus comportamentos alterassem de forma totalmente natural como uma consequência da sua a transformação interior, segundo a forma com a qual trabalho com a minha metodologia. Aqui é a fase que constata que está a «praticar» o objetivo, a ouvir ‘feedback’ e retificar a ação. É a fase que tenho o prazer de constatar a sua alegria, com o poder da mudança em curso.

# Etapa 7 – Resultados: Eu recolho – É colher o que semeou. Finalizada a sessão você colhe os resultados. É o aumento das vendas, é o sentir-se reconhecido, é o ascender na hierarquia da empresa, é o estar mais tranquilo com a pressão dos resultados, é uma vida conjugal mais satisfatória, ou ainda a vitória pessoal sobre um medo, uma insegurança, ou ainda uma limitação. São os frutos da sua entrega num trabalho estratégico, que é um processo deste gênero.

Essas 7 etapas que descrevo, é uma forma simplificada de transmitir como eu guio um cliente ao longo de uma sessão. Por trabalhar com uma metodologia diferenciada, como é natural, a minha forma de conduzir é distinta de outros profissionais. Mas, seja qual for a pessoa com quem decida trabalhar, tenha em mente alguns destes conselhos que lhe dou, como Presidente de associações profissionais a nível internacional:

1 – ao entregar a sua vida à essa pessoa, é importante entender se esse profissional está devidamente habilitado e possui as competências técnicas, para lidar com a sua mente e as suas emoções, para além das capacidades comunicacionais e empáticas para o guiar num processo de crescimento pessoal;

2 – o profissional que trabalha com outra pessoa, por exemplo, um ‘coach’, não se pressupõe que tenha de ser um motivador ou um excelente orador. Ser motivador não é ser um profissional coach, já que o coaching é um processo pessoal em que o profissional irá lhe apoiar a concretizar os seus objetivos. Um profissional que atua na condução de sessões pessoais, atua por detrás das cortinas do palco, onde o principal ator é você, o cliente;

3 – cuidado com a publicidade. Tenho clientes que são gestores de topo, em empresas internacionalmente conhecidas, cujos nomes não são divulgados, porque não querem ter a sua vida exposta, ainda mais de países da Europa. Resguardar os nomes e empresas da exposição pública, sempre que solicitado, é parte da ética a que um profissional é chamado a cuidar.

Desejo que esta informação lhe ajude a desmistificar, pelo menos um pouco, do que se trata uma sessão em que trabalhe com as suas questões pessoais. Se quer experienciar a minha metodologia e a forma como eu trabalho em alguns dos meus eventos gratuitos, eu aconselho a se tornar um Insider.

 

Artigo original publicado em Dezembro, 2011, na revista RH- Human Premium.

Você pode gostar...
Anterior
Next

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.