A Saga dos Relacionamentos: Calar ou Discutir?

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Quando questiono sobre o assunto – relacionamentos, é comum ouvir dos clientes que “não discutimos no nosso relacionamento.” Será?

Confinados em casa, com o isolamento social que nos trouxe o COVID-19, as emoções se intensificaram-se, a convivência diária e total instalou-se. Com isso, casais sentiram a dificuldade de manter a vida conjugal em harmonia. Da China, chegou-nos a notícia que ao mesmo tempo que a vida voltava ao normal nesse país, o número de pedidos de divórcio havia aumentado significativamente, e, imediatamente, outros países começaram a antever um boom de divórcios.

Será que o problema está todo no confinamento e no COVID-19?

Casais discutem e não discutem pouco, segundo o estudo realizado pela Esure. O número atinge 2.455 discussões, por ano, sendo em média de 7 discussões ao dia. As razões são várias, desde os detalhes de convivência, o que comer para o jantar, estacionar o carro; as de sobrevivência, como o dinheiro; até as comunicacionais e emocionais como não ouvir, não agradecer, ou dizer eu amo-te. Com tanta discussão, quer dizer que mais cedo ou mais tarde se divorciarão? Sim e Não. Na verdade, a frequência ou a quantidade das discussões não é o que dita o divórcio, e, por outro lado, aplacar o conflito rapidamente, ou calar-se para resolvê-lo, pode ser ainda pior para o relacionamento.

Por experiência profissional sei que, quando um casal discute várias vezes pela mesma razão, quando repetidamente o mesmo assunto vem à tona, é porque algo na base não está resolvido, restaurado. É na arte da restauração que se encontra o segredo deste “negócio”.

Já viu uma peça de arte a ser restaurada?

É um processo que tem como objetivo trazer de volta o potencial da obra de arte que foi danificada. Num relacionamento, por haver duas pessoas com diferentes ideias e visões da realidade, duas personalidades que coabitam juntos, o casal terá de lidar com muitos aborrecimentos diários, naturalmente irão ocorrer danos, rachaduras, carunchos, fragmentações, perda de cor, da obra inicial do amor. Como ser humano, é natural que procuremos viver em harmonia no relacionamento e cada vez que há uma discussão,

ou uma “guerra” silenciosa, ou um evitar falar com a esperança que o assunto se resolva por si, a harmonia é quebrada. Na tentativa de restabelecer rapidamente a harmonia, não restauramos o que tinha de ser resolvido e, logo, repetimos o que não foi restaurado. Por isso, repetem-se as brigas pelos mesmos motivos e, com o tempo, lhe são ajustadas as ‘taxas de juros’, que são aqueles detalhes que há dois anos não eram um problema, mas que agora se tornaram difíceis de engolir.

Todas as relações atravessam o inferno, mas os casais que aprendem como crescer com as experiências difíceis e transformá-las em aprendizagens, são aqueles que fazem do relacionamento a sua fortaleza.

KARINA M. KIMMIG

Com o advento do COVID -19, o casal tem vindo a ser confrontado em dois aspetos: 1- o isolamento social que traz consigo um olhar de cada qual ‘para dentro’ de si, para as suas próprias fragilidades e os seus pontos fortes; 2 – o modelo de relacionamento que possuem. Dependendo do funcionamento prévio da relação, as decisões pessoais que estavam adiadas, os problemas pendentes do casal ou situações não processadas e faladas, vão emergir. Quando a situação é favorável financeiramente, ou os parceiros estão mais tempo focados no trabalho e no exterior, do que na relação, tudo corre (relativamente) “bem”. Mas, perante as dificuldades, as pessoas são testadas e o seu relacionamento também.

Qual é o instrumento para ajudar o relacionamento?

Então, qual é o instrumento preciso e indispensável para a restauração, que eu referia, a ser usado em circunstâncias normais e nos tempos da pandemia? A comunicação. E questiona-me – Karina, a comunicação? Sim! A comunicação pode levá-lo à felicidade ou a destruição e perda total da relação.

De acordo a um estudo (publicado no The Guardian) com cerca de 1.000 adultos, os casais que discutem com eficácia são 10 vezes mais propensos a ter um relacionamento feliz do que aqueles que evitam enfrentar um problema difícil. Logo a discussão em si não é o problema, mas o que, como e para quê se discute. É no aprender como comunicar num relacionamento, que reside não só o X mas também Y da questão. A comunicação é o que irá nutrir a intimidade, a confiança e a conexão.

Para apoiá-lo a estabelecer uma melhor comunicação no seu relacionamento, partilho consigo 10 dicas.

10 dicas:

1 – Evite críticas. Aponte factos, o que pensa, mas não sob a forma de crítica.

2 – Assuma a responsabilidade dos seus sentimentos.

3 – Evite julgamentos.

4 – Ouça de forma aberta a opinião do seu parceiro/a.

5 – Fale o que realmente pensa de modo assertivo.

6Expresse as suas expectativas de forma objetiva.

7 – Remova a acusação do seu discurso.

8 – Enfrente a discussão com o objetivo de ter uma solução para ambos.

9 – Quando o tom de voz subir, peça pausa para que possam se acalmar.

10 – Entenda que não há um vencedor e um perdedor. Ambos têm pontos de vistas diferentes a serem respeitados.

Trabalhando a comunicação podemos aprender não a lutar um contra o outro, mas a lutarmos juntos por um objetivo maior que é o relacionamento. Todas as relações atravessam o inferno, mas os casais que aprendem como crescer com as experiências difíceis e transformá-las em aprendizagens, são aqueles que fazem do relacionamento a sua fortaleza.

Deseja viver mais Feliz no seu Relacionamento?


Artigo publicado na Revista Progredir em 2020

1 https://www.dailymail.co.uk/news/article-1389002/Fallout-Couples-argue-average-seven-times-day.html
2 https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/feb/13/couples-who-argue-together-stay-together-research-finds

Você pode gostar...
Previous slide
Next slide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

a grande virada

3 AULAS INÉDITAS AO VIVO
On-line e Gratuitas

É HORA DA GRANDE VIRADA

E ASSUMIR O COMANDO DE SI MESMO!

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.