CEO, qual é a sua principal dificuldade?

+34

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Uma pesquisa realizada com 402 CEOs, em 11 países, apontou que 68% dos executivos, que se tornaram CEOs, admitiram não estarem totalmente preparados quando assumiram o cargo, no que diz respeito à gestão de pessoas, embora aptos para a parte estratégica e gestão da função.1

Mas, gerir pessoas é um aspeto fundamental para o exercício da liderança. O capital humano é o ativo da empresa, é o propulsor que a move e a alma da empresa. Ter um relacionamento com cada colaborador inspirar confiança à equipa, estabelecer uma boa comunicação e política de feedback, fomentar a cooperação entre os membros da equipa, gerir mudanças com sucesso, entre outros aspetos, demandam que o CEO tenha, em si, o conhecimento prático de lidar com o mundo emocional, mental e social do ser humano.

No mesmo estudo referido, 79% dos executivos atestaram a conexão entre a autotransformação e a transformação organizacional; e que o sucesso, de um executivo que esteja na função de topo, está necessariamente dependente da autotransformação. Não obstante, disseram não ser uma tarefa fácil.

Por que é uma difícil tarefa o seu próprio processo de mudança interior?

Mas o que leva a um aspirante à posição de CEO, ou um CEO, considerar que é uma difícil tarefa o seu próprio processo de mudança interior?

Há vários aspetos que respondem a essa pergunta, mas, na minha longa experiência a trabalhar com executivos, considero estes dois cruciais:

# É necessário que você, como líder, compreenda que não é capaz de fazer esse processo por si, só.

Precisa de um especialista que tenha as técnicas, a experiência e o conhecimento da psique humana para apoiá-lo.
Eu tive um executivo de topo que, na primeira sessão, confessou que somente resolveu realizar sessões comigo por insistência da esposa e da gestora de RH. Na segunda sessão, ele referiu-me “Karina, perante ao que descortinou sobre o que eu não estava a ver e com os seus métodos de

O que você não tem consciência, você não pode mudar.

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

trabalho, eu resolvi situações e obtive respostas, numa sessão, que não chegaria lá sozinho, por mais que pensasse, lesse, ou falasse com outra pessoa.”
E isso também ocorreu com executivos nos meus cursos. A fase de término desses cursos são repletas de feedbacks tais como: “eu já deveria ter feito isso antes”. Ou então, como ouvi algumas vezes, “eu deveria ter descoberto isto muito antes. Por um lado, eu evitaria frustrações e problemas, e, por outro, agiria muito melhor”.

# O que você não tem consciência, você não pode mudar.

Eu falo por mim, como CEO, Presidente, e também a trabalhar há muitos anos com o ser humano. Temos muitos filtros que influenciam a forma como subjetivamente entendemos e percecionamos a realidade, tais como: as nossas experiências; os nossos hábitos; a nossa forma específica de absorver os acontecimentos do mundo; o nosso modo de reagir e pensar sob uma “rotina de pensamento e emoção”, que é inconsciente e pode-nos desfavorecer; a maneira como lidamos com as nossas emoções perante decisões e informações externas; a nossa capacidade de escuta ativa e de comunicação; entre muitos outros. Somente um profissional que tenha a competência em apoiar-lhe a desenvolver a autoconsciência, conduzir-lhe com sucesso num processo de mudança que, na prática, traga-lhe resultados efetivos, pode ajudá-lo nesse processo de evolução pessoal.

Como fazer esse processo?

Neste mundo VUCA, onde exige autoliderança para atravessar as “tempestades em alto mar”, convido a si aceder a este programa inovador, Human Leader Skills, e estar preparado para o “Novo Agora”. Desejo-lhe uma boa evolução pessoal!

Fonte: 1 The CEO report Egon Zehnder.

Artigo publicado como colunista do Jornal Bom dia Europa

Você pode gostar...
Anterior
Next

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.