Liderar, a arte de servir o Outro.

408

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Atualmente somos cônscios de que vivemos numa altura em que nos são solicitadas respostas urgentes para questões ambientais, sociais, políticas e económicas. Perante esses desafios, os líderes nas instituições, nas empresas, na política, precisam desenvolver competências sociais e emocionais específicas, muitas vezes subestimadas, para nos poderem guiar por um novo caminho, já que eles possuem o conhecimento, as competências técnicas e a experiência para isso. Aqui partilho três dessas competências, que através do meu trabalho com gestores de empresas, os apoio a desenvolvê-las.

Trabalhar para as pessoas

Há uma necessidade intrínseca do ser humano denominada Pertença. Gostamos de estabelecer relações, criar vínculos, de nos sentir parte e ser parte ativa num coletivo, seja esse de amigos, família, cidade, empresa. Quando me sinto parte ativa, sinto-me responsável, agente e beneficiário dos comportamentos e dos acontecimentos dentro dessa coletividade. Para que esse sentimento de pertença seja sentido pelos colaboradores na empresa é necessário confiança. Quando sei que conto com quem me lidera, que o meu líder me apoia a desenvolver autoconfiança e eu confio nele, eu sou mais capaz de decidir, de me esforçar numa tarefa, de produzir mais e melhor. A confiança é o que nos guia a agir juntos e apoiarmo-nos. Só posso ter um casamento duradouro e feliz se a confiança estiver na base da relação. E o mesmo ocorre entre o colaborador, o líder e a empresa quando há mútua confiança. Quando o colaborador constata que estão no mesmo barco para o bem e para o mal, que lutam para o bem comum, ele estará mais motivado, e alcançará mais do que se pode imaginar. Ao contrário, o sentimento de não pertença e de desconfiança, leva a insatisfação, desmotivação, baixa produtividade e aumento do turnover nas empresas. Mas, para valorizar e despertar o potencial de cada colaborador, o líder precisa resgatar a confiança desse na empresa e desenvolver a sua autoconfiança.

Gerar um Ambiente Saudável

Depressão e ansiedade têm um impacto económico significativo. O custo estimado para a economia global é de US $ 1 trilhão por ano em produtividade perdida, de acordo a Organização Mundial de Saúde. Na folha informativa de Maio deste ano, a OMS apontou que há muitos fatores de risco para a saúde mental que estão presentes no ambiente de trabalho, como más práticas de comunicação e gestão, participação limitada dos trabalhadores na tomada de decisões ou baixo controle sobre a área de trabalho, horas de trabalho inflexíveis, tarefas ou objetivos organizacionais pouco claros, baixos níveis de apoio aos funcionários.

Um ambiente de stress, pressão, concorrência interna, sentimento de desvalorização da função, insegurança, desrespeito, entre outros fatores, geram um ambiente enfermo, o qual por sua vez, gera baixa produtividade, alto custo, saída de bons e competentes trabalhadores, baixa criatividade e engajamento, entre outros aspectos.

É necessário que a empresa tenha um propósito que não seja o aumento de lucro, mas antes, como ela contribui para a sociedade, para o planeta, e o que ela cria para o futuro.

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Quando um líder cria um ambiente cooperativo de desenvolvimento das competências dos colaboradores, de incentivo ao crescimento interior e fortalecimento do talento de cada um, de valorização da função, e de respeito, os colaboradores sentem que a organização os vê, que se preocupa com eles como seres humanos, e o que emerge é a lealdade. Trabalhadores leais oferecem suor e lágrimas para a organização.

Guiar para um Propósito Maior

Ser capaz de inspirar pessoas para uma grande causa, requer que o líder tenha visão para onde levar a equipa e, para isso, é necessário que a empresa tenha um propósito que não seja o aumento de lucro, o atingimento de objetivos financeiros, mas antes, como a empresa contribui para a sociedade, para o planeta de forma sustentável em termos ecológicos, e o que ela cria para o futuro. Como o líder pode inspirar sua equipa para uma visão e contribuição maior, num sistema cujo objetivo último é o lucro, custe o que custar, faça o que fizer? Estudos apontam que os liderados que sabem que contribuem para um propósito maior, são mais engajados e motivados. A geração dos Millennials estão mais interessados em ficar numa empresa que tenha um propósito mais amplo que o valor financeiro. Segundo pesquisa da PwC, empresas que possuem verdadeiros propósitos são 5.3 vezes mais eficazes em reter os Millennials, numa altura que se debate sobre essa questão. Quando um funcionário entende que há um propósito que vai além do financeiro, que impacta a vida de outros seres humanos e do planeta, ele é mais engajado na empresa. Quais dessas competências para si, é a mais desafiadora?

Artigo original publicado em Junho de 2019.

Você pode gostar...
Anterior
Next

Seja uma força para o bem! Prepare-se para aprender extraordinárias dicas e conceitos nesta coleção sobre Comunicação, Social Skills, Relacionamento Interpessoal, Sistema Social e Sustentabilidade↗. Nós, seres humanos, somos criaturas sociáveis, e, por essa razão, a conexão social ajuda-nos a reduzir os efeitos negativos do stress, a aumentar a autoestima, a prolongar a longevidade e nos faz mais felizes. Inspire-se a ir além de si mesmo e torne-se num poderoso agente de mudança pró-social que o mundo precisa!

Seja um Líder Humano! Prepare-se para ganhar novas perspectivas e fortalecer os seus músculos humanísticos, nesta coleção sobre Liderança Consciente, Performance, Estratégias Mentais, Gestão de Tempo & Stress, Humanistic Management↗. O verdadeiro poder de um líder está na sua autoliderança. Do seu “centro interno” partem comportamentos diários e decisões que impactam no comprometimento da sua equipa, na gestão dos recursos, na rota dinâmica da empresa e moldam o futuro da humanidade.

Crie a vida que você ame! Prepare-se para ideias inspiradoras e orientações excecionais nesta coleção sobre Propósito & Qualidade de Vida, Autoconsciência, Valores & Crenças↗. Construir a sua força mental e emocional, cuidar dos seus recursos preciosos, que são tempo e energia, conectar-se com os seus pontos fortes, valores, talentos, as suas ideias originais para expressar o seu Ser, o conduzirão a uma vida mais satisfatória, e consequentemente mais feliz. Você é seu maior ativo!

Seja Único, seja você! Prepare-se para acelerar transformações na sua vida e ter dicas nesta coleção sobre Emoções, Autoconfiança, Autorresponsabilidade, Desenvolvimento Pessoal↗. Ao compreender melhor os seus processos mentais, os seus gatilhos emocionais e ter as técnicas apropriadas para ultrapassar os seus medos, as suas indecisões, a falta de confiança, ou as suas dúvidas, você desperta os seus recursos internos, permite a manifestação da sua essência, para ser o seu próprio líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quer ver e ouvir a Karina Kimmig?

Assista o Masterclass GRATUITO:

Desperte a sua Autoliderança

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.

Don’t Be A Stranger…

Just write down some details and our customer success heroes will get back to you in a jiffy!

Contact Info