Como o cérebro funciona para estabelecer Objetivos?

1

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Quando um cliente recorre aos serviços de um coach, ele estabeleceu o objetivo de procurar o apoio de um profissional para estabelecer objetivos. Algumas pessoas questionam-se, como trabalhar o objetivo para que o consiga concretizar? Outras pessoas referem que, os objetivos profissionais estabelecidos pela empresa são possíveis de serem atingidos, os difíceis, são os objetivos pessoais.

De forma geral, pensamos no que desejamos atingir. Porém, muitas vezes, não escrevemos no papel e, nem sempre, nos questionamos se o objetivo reúne todas as condições para ser concretizado: será que é realista? Tem uma data exata para ser atingido? Pode ser concretizado no tempo e local que desejo? Quem posso envolver na minha rede de contatos para apoiar a execução do objetivo? E ainda, responder outras perguntas para atestar a veracidade do objetivo.

O profissional coach auxilia o coachee (cliente) a verificar e comprometer-se com os objetivos que quer atingir. Quando o coachee se responsabilizou pelo cumprimento do objetivo, o seu cérebro irá também o apoiar nessa fase.

Como o cérebro funciona nessa operação?

O nosso cérebro possui alguns mecanismos biológicos que podemos “exercitar” para esse fim. Em primeiro, podem ser ativados os sistemas sensoriais na imaginação e formulação do objectivo. O que verei, ouvirei ou irei sentir ao atingir o meu objectivo? Ao ativar os sistemas sensoriais estou a ativar partes do cérebro que cumprem essas funções, como, por exemplo, o córtex motor, córtex pré-frontal, córtex visual entre outras. Ao estimular essas áreas do cérebro, consigo trazer “vida” a um objetivo que está por acontecer, que ainda não ocorreu. Ou seja, torno o objectivo mais “realista”, pois atribuo características sensoriais a uma frase abstrata.

Outra parte do cérebro que é ativada é o chamado SAR – sistema de activação reticular. O SAR recebe informações das terminações nervosas, sensoriais dos braços, tronco, cabeça, pernas, pescoço e órgãos internos que convergem para a espinha dorsal.

O SAR atua como uma secretária, que irá seleccionar que tipo de informação está autorizada a passar para a mente consciente ou para o subconsciente. Por exemplo, está no aeroporto e, talvez, não presta atenção enquanto são chamados nomes desconhecidos, ou referidas informações de menor relevância para si por alguém no altifalante.

Sabia que um objetivo bem formulado ativa o SAR, uma parte do seu cérebro que o ajuda atingi-lo?

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Mas quando ouve o seu nome, rapidamente a sua atenção será despertada, como ouvisse um aviso do seu subconsciente para o seu consciente: “ouça, atenção, alguém está a dizer o seu nome!” Nesse momento, houve uma instrução, que foi gerada por um estímulo sensorial, a audição (ouviu o seu nome), que alerta a sua mente racional. O SAR ajuda filtrar a enorme quantidade de informação e estímulos diários. Ele auxilia a separar o que é importante do acessório. Dessa forma, ao estimular sentidos e a permitir construir o seu objetivo na imaginação, estará a “enviar” uma mensagem ao cérebro para aceitar os sinais, palavras ou estímulos que vão de encontro ao seu objetivo. Caso não estivesse “focado” no objetivo, essa informação seria excluída, como o ruído de fundo como no caso que da informação, transmitida pelo altifalante no aeroporto, que não lhe é relevante. Dessa forma, podemos usar os recursos do nosso cérebro, para nos apoiar a alcançar um objetivo bem formulado e a concretizar o que almejamos.

Artigo original publicado em setembro de 2011, na revista 7pm.

Você pode gostar...
Anterior
Next

Seja uma força para o bem! Prepare-se para aprender extraordinárias dicas e conceitos nesta coleção sobre Comunicação, Social Skills, Relacionamento Interpessoal, Sistema Social e Sustentabilidade↗. Nós, seres humanos, somos criaturas sociáveis, e, por essa razão, a conexão social ajuda-nos a reduzir os efeitos negativos do stress, a aumentar a autoestima, a prolongar a longevidade e nos faz mais felizes. Inspire-se a ir além de si mesmo e torne-se num poderoso agente de mudança pró-social que o mundo precisa!

Seja um Líder Humano! Prepare-se para ganhar novas perspectivas e fortalecer os seus músculos humanísticos, nesta coleção sobre Liderança Consciente, Performance, Estratégias Mentais, Gestão de Tempo & Stress, Humanistic Management↗. O verdadeiro poder de um líder está na sua autoliderança. Do seu “centro interno” partem comportamentos diários e decisões que impactam no comprometimento da sua equipa, na gestão dos recursos, na rota dinâmica da empresa e moldam o futuro da humanidade.

Crie a vida que você ame! Prepare-se para ideias inspiradoras e orientações excecionais nesta coleção sobre Propósito & Qualidade de Vida, Autoconsciência, Valores & Crenças↗. Construir a sua força mental e emocional, cuidar dos seus recursos preciosos, que são tempo e energia, conectar-se com os seus pontos fortes, valores, talentos, as suas ideias originais para expressar o seu Ser, o conduzirão a uma vida mais satisfatória, e consequentemente mais feliz. Você é seu maior ativo!

Seja Único, seja você! Prepare-se para acelerar transformações na sua vida e ter dicas nesta coleção sobre Emoções, Autoconfiança, Autorresponsabilidade, Desenvolvimento Pessoal↗. Ao compreender melhor os seus processos mentais, os seus gatilhos emocionais e ter as técnicas apropriadas para ultrapassar os seus medos, as suas indecisões, a falta de confiança, ou as suas dúvidas, você desperta os seus recursos internos, permite a manifestação da sua essência, para ser o seu próprio líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.

Don’t Be A Stranger…

Just write down some details and our customer success heroes will get back to you in a jiffy!

Contact Info