Saco de Batatas

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Um dia, na sala de aulas, o professor resolveu ensinar uma lição prática que ajudasse os seus alunos no dia a dia. Ele pediu para que os alunos trouxessem batatas e um saco de estopa para a aula do dia seguinte.

No dia seguinte o professor solicitou a cada aluno, que escrevesse, em cada batata, o nome de uma pessoa da qual sentia mágoa, ou uma situação que o atormentasse. Após os alunos escreverem em várias batatas, ele pediu para que cada aluno colocasse as batatas escritas dentro do saco de estopa.

Depois o professor disse aos alunos: “Cada um pegue o seu saco e coloque-o junto a esta parede”, indicando com a mão a parede onde estava o quadro branco, usado diariamente nas aulas. Os alunos tiveram que carregar os sacos até a parede, e alguns deles sentiram que os seus sacos estavam pesados.

Ao final da aula, o professor disse aos alunos: “A tarefa consiste em carregar o seu saco todos os dias, da escola para a sua casa e da sua casa para a escola, durante três semanas. Cada vez que recordar alguém que o magoou ou alguma situação que o atormente, escreva numa batata e adicione às outras batatas que já estão no saco.”

Naturalmente, as batatas foram se deteriorando e o saco ficando mais e mais pesado. O incómodo de carregar o saco a cada dia aumentava. Cada aluno já não apreciava a natureza, as situações que aconteciam à sua volta, ou as importantes pessoas que cruzavam o seu caminho, quando iam para a escola ou para casa.

Talvez seja hora de jogar fora o saco de batatas de mágoas que carrega na sua vida.

KARINA M. KIMMIG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em vez disso, tinham que lembrar do seu saco de batatas, carregar o saco… e realmente este tornara-se um fardo pesado!

Passado algum tempo, os alunos impacientes lembraram ao professor que já haviam passado as três semanas, e as batatas cheiravam mal. Então, o professor disse: “É hora de jogar fora todas as batatas… E recordem daqui para frente que, ao longo da vossa vida, muitas vezes aparecerão situações difíceis e mágoas, que aumentarão o vosso stress e frustração. Caberá a cada um de vós, escolher carregá-las como as batatas e não apreciar as coisas positivas da vida, ou jogá-las fora. Quem carrega o saco será sempre você!”


Artigo original publicado em Julho de 2012, adaptado do original (de autoria anónima).

Você pode gostar...
Anterior
Next

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.