Tudo correu mal? Eis a Fórmula para resolver isso!

Novo aqui?

Olá!
Eu sou Karina.
Torne-se no seu próprio Líder e isso definirá a sua vida para sempre.
A minha missão é fazer com que isso aconteça.

Saíd, desesperado, tinha ido até a casa do seu tio, devido a uma herança que havia recebido. Inicialmente, ele considerava que a herança era constituída por posses – como casa, camelos, terreno – mas, posteriormente, veio a se revelar um verdadeiro “pesadelo”. Ele havia recebido a herança de sustentar 15 mulheres do harém, que fora de um seu familiar, e olhava para o desastre que seria o seu futuro. O seu tio que o ouvia cuidadosamente, apenas lhe respondeu “pensa no presente”. Mas Saíd, no meio do desespero, falou ao seu tio: — como pensar no presente? O pouco dinheiro que amealhei, fruto do esforço do meu trabalho, seria para me casar. Agora, não me posso casar, ficarei na miséria e isso afetará o meu pequeno negócio. E o tio respondeu-lhe: — até um tempo atrás estavas feliz por considerar que receberias bens, como um palácio de mármore, dessa herança. Agora que sabes que não são bens materiais mas 15 mulheres, estás desesperado. Mas continuas a ter a herança, quer numa e noutra situação. O teu problema é pensar no futuro e não no presente. Como poderias resolver esta situação no agora?

Saíd continuava a sentir-se angustiado. Então, o tio interveio e lhe apresentou uma possível solução: — segundo as leis do Alcorão, há uma forma de resolver essa situação. As mulheres mais novas podem casar-se novamente, as mais maduras podem trabalhar, pois são muitos requisitadas na limpeza da casa, cozinha e tomar conta das mais novas, portanto, as poucas que te restarão, as mais idosas, essas sim, terás de sustentá-las. E pelo que sei são apenas duas.” E, de repente, o sobrinho mudou o seu semblante, abriu um sorriso e mais aliviado respondeu: — são apenas duas. E alegre abraçou o tio.

Quantas vezes as coisas não lhe correm como esperava?

Essa história, de um capítulo de uma novela brasileira, o Clone, ocorrida em Marrocos, retrata algo que nos acontece frequentemente. Quantas vezes as coisas não lhe correm como esperava? E quando isso se sucede como se sente? Desesperado, frustrado, preocupado, tal como Said? Trabalhar com expectativas e mudança de perspetiva sobre o problema é parte do trabalho que desenvolvo, usando a MORE Humanistic Methodology, junto ao cliente, para que este não se deixe paralisar na situação indesejada.

Neste artigo, vou partilhar consigo 3 passos importantes que constituem uma fórmula, para que a use quando as suas expectativas forem goradas:

#1º Passo – O seu estado emocional – Quando se sente frustrado, stressado e desesperado, irá ter dificuldade de encontrar soluções para o seu problema. Esse misto de emoções bloqueia que veja alternativas no presente, para resolver a situação que tem em mãos. Tal como o tio referia à Said na história que partilhei, a preocupação ocupará a sua mente e tenderá a fixar-se no problema em vez da solução. Isso não quer dizer que não sinta essas emoções, mas antes, aprenda como lidar com elas quando aparecem.

#2º Passo – Focar no presente – E a pergunta que tenho para si é – Como resolver o seu problema no “agora” e não no futuro? Recorde-se como Said estava desesperado por pensar que teria de sustentar o harém herdado, durante anos à fio. Quando você entra em cena, no filme que se desenrola na sua mente, e começa a pensar no problema que lhe apareceu e nas suas consequências, não se permite pensar em alternativas para o solucionar. Desenvolver a capacidade de observar a situação como se fosse um objeto, de certa distância, lhe ajudará a focar em alternativas viáveis para o seu problema.

As coisas não lhe correm como esperava? Foque-se no que pode fazer, nas alternativas, ao invés de centrar-se no problema.

KARINA M. KIMMIG

#3º Passo – Dar um passo para trás e avaliar – Questione-se: quais são as possíveis soluções para resolver a situação? Recorde-se que na história que lhe contei, o tio de Saíd fez isso. Ele ouviu Saíd atentamente, refletiu, avaliou num todo a situação e, prontamente, foi capaz de reduzir o número de 15 para 2 mulheres, as que Saíd teria de sustentar por completo.

Com esses 3 passos pôde constatar que é importante permitir-se a sentir emoções como a frustração, a raiva e o desespero, sem reprimi-las, mas acompanhadas de uma compreensão da razão pela qual se sente assim. Após essa etapa, é importante ser capaz de dar um passo para trás e avaliar a situação, como se estivesse a ver um quadro artístico. E o terceiro passo é exatamente parar o filme que desenrola na sua mente, com as consequências desastrosas no futuro, e olhar para a situação como algo a ser ultrapassado e que tem solução. Isso o ajudará a focar no que pode fazer, invés de centrar-se no problema que tem agora.

Drible os reveses da vida!

Por fim, deixo-lhe algumas perguntas instigadoras que lhe ajudarão a ultrapassar os reveses com que se vai deparando, tomando uma posição de observador do seu problema, para que o analise e advenham respostas para resolvê-lo no presente. Está preparado?

Qual é o seu problema com essa situação?

O que aconteceu que o fez se sentir assim?

É a única pessoa que enfrenta esse problema na face da Terra?

Se olhasse para essa situação que está a enfrentar, numa perspectiva mais alargada, como se fosse o papa, ou o presidente da ONU, ou um extraterrestre, como veria essa situação?

Quais são os próximos passos que irão ajudá-lo a resolver a situação?

Desejo que tenha tido boas respostas!

Após ultrapassar esse obstáculo, vê-lo-á como aprendizagem e fortalecerá a sua autoconfiança e a habilidade de resposta à imprevistos. Não é maravilhoso, desenvolver a capacidade de responder construtivamente ao problema do que sucumbir ao desespero e frustração?

Para ter acesso a mais dicas e estratégias para vencer os obstáculos que aparecem na sua vida, pode aceder a cursos e materiais gratuitamente aqui, ou ainda seguir-me nas minhas redes sociais! 

Artigo original publicado em Maio de 2016.

Você pode gostar...
Previous slide
Next slide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

a grande virada

3 AULAS INÉDITAS AO VIVO
On-line e Gratuitas

É HORA DA GRANDE VIRADA

E ASSUMIR O COMANDO DE SI MESMO!

Revista Humanistic Academy

COMO COMEÇAR A

LIDERAR

A SI MESMO?

Faça o download GRATUITO desta revista para aprender estratégias efetivas que lhe fornecerão a clareza e a confiança necessárias para que mudanças incríveis comecem a acontecer na sua vida.